O Colégio Universitário de Avaré adota a proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para a Educação Infantil que está apoiada no princípio da Aprendizagem Ativa e baseia-se no desenvolvimento sensório-motor: movimento, audição, visão, tato, manipulação. Estimula o uso de todos os sentidos para explorar ativamente o ambiente e valoriza a criatividade da criança na reconstrução da realidade.

Pela experiência direta, a criança descobre relações entre os objetos e o modo como funcionam em conjunto. As atividades sugeridas envolvem manipulação de materiais e propõem experiências com instrumentos e equipamentos simples que ajudam a desenvolver a capacidade necessária à execução de ações mais controladas e complexas.

Um dos pontos fundamentais dessa metodologia é a imagem da criança como alguém que experimenta o mundo, está cheia de curiosidade, é ativa e competente.
As atividades recomendadas nos Cadernos não são as únicas que as crianças fazem na sala de aula.

Constantemente, os alunos estão envolvidos em outras atividades selecionadas pelo professor ou criadas pelas próprias crianças.

Para desenvolver essas atividades são necessários quatro componentes:

• Exploração: introdução da atividade com uma questão que desafia e ou uma atividade estimulante que faça com que as crianças pensem sobre o tema. Durante todo o período de “provocação”.  Os professores ficam atentos às reações, às questões e aos comentários que as crianças fazem, mas devem ser capazes também de brincar e aprender junto com elas.

• Organização: as ideias das crianças devem ser documentadas por meio de desenhos, construções, fotos, imagens e da escrita.

• Discussão e representação: durante o desenvolvimento das atividades, as soluções, respostas e reações dos alunos devem ser compartilhadas, registradas e comparadas com as ideias iniciais.

• Conclusão: as atividades devem culminar com um registro, simbolizando o que foi aprendido e conquistado. Muitas vezes, uma atividade ou um tema acaba gerando outros focos de interesse. Propõe-se que seja feita uma síntese com as crianças, considerando o que elas aprenderam.