Objetivo Geral

O objetivo geral do estabelecimento, organizado como instituição apolítica, é o de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua realização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento de estudos, observando as determinações legais atinentes.
Objetivos da Educação a ser ministrada
Do Estabelecimento – Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visa o desenvolvimento integral do aluno e preparopara o exercício da cidadania através:

I – da compreensão dos direitos e deveres individuais e coletivos.
II – de sua participação na obra do bem comum.
III – da condenação a qualquer tratamento desigual por convicção filosófica, religiosa, de raça ou nacionalidade.
IV – da formação comum indispensável para o exercício da cidadania e dos meios para progresso no trabalho e em estudos posteriores, preservando os valores culturais, artísticos, regionais e nacionais.

FINALIDADE DA EDUCAÇÃO A SER MINISTRADA

Indissociável relação entre conhecimentos, linguagem e afetos, como constituintes dos atos de ensinar e aprender;
Valorização do diálogo como forma efetiva de educar, de ensinar e aprender com êxito;
Garantir a igualdade de acesso dos alunos à Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade de ação pedagógica na diversidade nacional;
Desenvolver um processo de parceria responsável onde haja participação solidária e responsabilidades dos educadores da escola; espírito de equipe que tenha como procedimento permanente o diálogo, desde a concepção e o planejamento até sua execução e avaliação.
Ensino de qualidade e a formação básica do cidadão.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania. Nessa concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar e intervir na realidade, visando ao bem estar do homem, em nível pessoal e coletivo. Para isso, esse processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o auto conhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade.
Portanto, cabe à Escola possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão do mundo.
Esta visão do mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa das relações sociais, das relações dos homens entre si e com a natureza.