Senhores Pais

No Manual da Família encontram-se os aspectos importantes da escola, fundamentais a todo aquele que deseja conhecer como se organiza e estrutura o nosso trabalho, tanto àqueles que já fazem parte do nosso colégio, como àqueles que querem fazer parte.

A educação não se restringe à escola, é fruto interativo entre alunos, professores e pais que possuem o mesmo ideal: a construção da “pessoa”, a formação do caráter e da personalidade para sentir-se realizada e feliz. Assim, contamos com vocês para com responsabilidade, competência, companheirismo, paciência, amor e tempo dedicado a eles enfrentarmos juntos os desafios do ano letivo.

Somente o profundo conhecimento de nossas responsabilidades e direitos nos faz conscientes e prontos para o exercício da cidadania, portanto, a leitura desse documento é imprescindível.

É muito importante que você, que lê este manual, possa reconhecer que aqui no Colégio Universitário – Anglo o futuro é construído todos os dias, passo a passo, nas aulas curriculares, nas atividades extras e nas inúmeras, diversificadas e diferenciadas atividades extracurriculares.

A nossa preocupação não se resume só em preparar o nosso aluno para o Ensino superior, mas prepará-lo para viver o hoje, conviver com ele e nele ser empreendedor e vitorioso.

A Direção.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO

A comunicação entre o colégio e a família far-se-à através dos seguintes meios:

Biblioteca: 205

Cabine telefônica: 200

Coord. de Esportes: 224 (Hélio C. Hiray)

Coord. de Eventos: 209 (Mª Regina D’Arruiz Loureiro)

Coord. Ed. Infantil: 206 (Juliana Isis Zechmeister da Costa)

Coord. Ens. Fundamental I: 228 (Fernanda Masculi de Luchio Silva)

Coord. do Ens. Fundamental II: 238 (Lígia Domingues Paulucci)

Coord. do Ensino Médio: 238 (Lígia Domingues Paulucci)

Diretor Executivo: 207 (Luiz Mourato)

Diretora Pedagógica: 230 (Viviane Trench)

Portaria: 248

Presidente: 211 (Edson Gabriel da Silva)

Protocolo: 225 ou 231

Psicóloga: 219 (Nelbea Maria Ferezin)

Secretaria: 234

NORMAS DE CONVIVÊNCIA E MANUTENÇÃO DA ESCOLA

CONDUTA DO ALUNO

  1. Ler diariamente os editais da sala de aula e os murais da escola.
  2. Comparecer pontualmente às aulas com todo material solicitado. No caso de atraso: não serão permitidos mais de três atrasos durante o mês; e para os demais horários só com justificativa dos responsáveis.
  3. O horário permitido para entrada, em caso de atraso, será na 2ª aula (não será permitida a entrada a partir da 3ª aula).
  4. A tolerância permitida para a 1ª aula será de 10 minutos.
  5. Ocupar o lugar que lhe foi destinado no mapeamento da sala.
  6. Comportar-se adequadamente dentro e nos arredores do colégio.
  7. Colaborar com professores e funcionários, na tarefa de promover a integração, a ordem e a disciplina.
  8. Zelar pela conservação das instalações, materiais e equipamentos do colégio.
  9. Apresentar-se devidamente uniformizado(sem mudança no padrão do uniforme e devidamente identificado) em todas as atividades escolares. No caso das aulas de Ed. Física, uniforme específico (camiseta, bermuda, meias e tênis).
  10. Tratar com civilidade e respeito todos os funcionários da escolas.
  11. Adotar uma atitude positiva em relação ao ensino-aprendizagem; apesar da possíveis dificuldades, seja autoconfiante, valorize suas capacidades, persista.
  12. Estabelecer prioridades. Dar a cada atividade de sua vida o tempo que ela merece.
  13. Comparecer às recuperações sempre que convocados.
  14. Entregar à família todas as correspondências enviadas pelo colégio, devolvendo-as assinadas e no prazo estabelecido.
  15. O aluno deverá apresentar o atestado de aptidão ou dispensa das aulas de Ed. Física, no início do ano letivo.

 

REGRAS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES ESPORTIVAS

  1. Nas aulas de Educação Física, o(a) aluno(a) deve apresentar-se devidamente uniformizado(a), com camiseta, bermuda (padrão do colégio), meias e tênis, apropriados para atividades físicas na quadra ou sala de espelho.
  2. Sobre os calçados, não serão permitidos: tênis com rodinha, sapatênis escorregadios, botas, sandálias, crocs ou qualquer outro tipo de calçado que possa oferecer risco de acidentes ao portador do calçado ou para com os outros alunos da classe.
  3. Devem ser retirados todos os acessórios ou indumentárias, de material duro ou metálico (anel, pulseira, relógio, celular, escapulário, etc), nas aulas de Educação Física e afins.
  4. Os cabelos devem estar presos para não atrapalhar o rendimento nas atividades das aulas de Educação Física e afins.
  5. Todos esses cuidados são para garantir a integridade física dos alunos, evitando-se assim muitos acidentes e lesões desnecessárias.
  6. Os alunos que não respeitarem estas regras não poderão participar das atividades práticas deste colégio, como: Educação Física, atividades esportivas, torneios e gincanas.

É VETADO AO ALUNO:

  1. Utilizar celular, iped, tablet, fone de ouvido, notebooks, ipod’s, headphones, MP3, PSP, DS ou qualquer instrumento eletrônico, em sala de aula sem autorização do professor.
  2. Promover jogos, excursões, coletas ou campanhas de qualquer natureza, sem prévia autorização da direção.
  3. Sair das dependências da escola sem a companhia responsável ou a autorização do mesmo.
  4. Promover brincadeiras ofensivas, agressões físicas, algazarras ou atitudes de desrespeito ocasionais e/ou repetitivas aos funcionários ou aos colegas da escola.
  5. Fumar nas dependências da escola ou portar e consumir bebidas alcoólicas.
  6. Portar qualquer objeto ou instrumento que possa ferir alguém ou danificar o patrimônio da escola.
  7. Entrar ou sair da sala de aula sem a permissão do professor.
  8. Apresentar comportamentos incompatíveis ao ambiente escolar (viagens, passeios pedagógicos, gincanas, visitas pedagógicas, etc).
  9. Usar redes sociais como forma de divulgar negativamente assuntos que envolvam o nome colégio bem como, todas os seus integrantes.
  10. Participar de movimentos de indisciplina coletiva.
  11. Namorar de maneira desrespeitosa ou que cause constrangimento aos que compartilham o mesmo ambiente.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Os responsáveis pelos alunos deverão avisar, previamente, o colégio no caso dos mesmos saírem acompanhados por outras pessoas.
  2. Caso o aluno precise sair antes do horário, os responsáveis devem entrar em contato com a coordenação que encaminhará o aluno para a portaria, no horário combinado, com um controle escrito.
  3. Os alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I NÃO poderão sair do colégio desacompanhados de seus responsáveis.
  4. Os alunos do Ens. Fundamental II e Ens. Médio poderão sair desacompanhados, exceto,com alguma recomendação dos responsáveis.
  5. Se algum material e pertences ficarem esquecidos na escola, poderão ser procurados no setor “Achados e Perdidos” de cada coordenação. Lembrando que é pertinente a identificação pessoal desses objetos.
  6. Os remédios deverão ser identificados com nome, horário, quantidade acompanhados da orientação escrita. A escola não fornece quaisquer medicamento.

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS ALUNOS

  1. Aplicadas pelo professor:

– advertência verbal

– advertência verbal com anotação

– afastamento da sala de aula

  1. Aplicadas pela coordenação e ou direção pedagógica:

 

– Advertência verbal

– Advertência por escrito (sendo que após a 3ª será aplicada a suspensão)

– Suspensão de 1, 2 ou 3 dias conforme a gravidade da infração

* Considerada a gravidade da infração, poderão ser ultrapassadas uma ou mais etapas previstas.

Encaminhamento educativo ( transferência compulsória) só será utilizado como medida extrema, uma vez esgotados os recursos pedagógicos, com o endosso do Conselho dos professores e ciência dos pais.

  • O aluno que produzir danos materiais ao colégio ou a objetos de propriedade dos colegas, funcionários e professores, receberá a nota de custos do conserto ( ou reposição) devendo pagar dentro de três dias do recebimento da nota para ressarcimento do prejuízo.

 PASTA DE OCORRÊNCIAS

Serão registrados na pasta:

– ausência e atraso do aluno

– tarefas e trabalhos não realizados e não entregues no prazo determinado.

– advertências aplicadas pelos professores

– comportamentos inadequados à sala

– uso do celular

– falta de materiais pedagógicos específicos de cada aula.

– outros fatores a serem julgados pelo professor.

* Todas as anotações estarão disponíveis no portal do aluno com a senha pessoal.

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

  1. a)    AVALIAÇÕES
  2. Educação Infantil

A avaliação será feita mediante o acompanhamento e o registro em relatório bimestral do desenvolvimento do aluno.

  1. Ensino Fundamental I e II / Ensino Médio

A avaliação do aproveitamento deverá ser baseada na observação sistemática do desempenho do aluno, nas várias atividades registradas, em trabalhos realizados (inclusive nos períodos de recuperação) e nos resultados das provas aplicadas.

O resultado da avaliação será expresso através de notas numa escala de 0(zero) a  10(dez). Sendo que a média estabelecida pela escola é 6,0 (seis).

A nota bimestral de cada matéria será a média das notas do bimestre.

  1. b)   PROVA SUBSTITUTIVA

O aluno que, por motivo justificado venha a perder uma ou mais provas, poderá realizar as substitutivas em horários e datas previstas pela Coordenação Pedagógica

A autorização para a prova substitutiva mensal e bimestral deverá ser requerida no Protocolo da escola mediante pagamento da taxa.

Fora do processo previsto neste artigo, só será concedida prova substitutiva por motivo justo a critério da diretoria, que determinará a forma e a época de sua realização.

  1. c)    RECUPERAÇÃO SEMESTRAL E ANUAL

Art. 66 – A recuperação será o trabalho paralelo e sistemático de orientação e acompanhamento de estudos, destinado aos alunos que apresentarem rendimento escolar insuficiente durante todo o ano letivo, visando a superação das dificuldades de aprendizagem.

Art. 72 – O estabelecimento proporcionará estudos de recuperação:

  • Recuperação Paralela (plantão de dúvidas em período oposto ao das aulas regulares);
  • Recuperação Semestral;
  • Recuperação Anual

As provas finais (Recuperação Anual) serão oferecidas aos alunos com nota anual inferior a 6,0 (seis) e igual ou superior a 4,0 (quatro); em todas disciplinas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental I e em todas as disciplinas do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio.

O aluno que apresentar dificuldade de aprendizagem em apenas 1 (uma) disciplina não tendo atingido o mínimo necessário para submeter-se à recuperação anual, será analisado globalmente pelo Conselho de Classe que decidirá sobre o encaminhamento ao processo de recuperação.

  • O Conselho de Classe tem poder de decisão sobre a aprovação ou retenção do aluno, mediante avaliação global.
  • A partir do 6º ano do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, observadas as normas baixadas pelo Conselho Estadual de Educação, os alunos poderão matricular-se em regime de progressão parcial em até três disciplinas no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do ano anterior, preservada a sequência curricular, obrigando-se a cumpri-las de horário diferente daquele do ano em que se encontre devidamente matriculado.
  1. d)   FREQUÊNCIA

Na conformidade da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9394/96), o aluno só será aprovado se tiver frequência, de pelo menos, 75% do total de horas letivas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  1. a)    Quadro de horários

Horário de aulas

MANHÃ

Ens. Fundamental I: 1º ao 5º ano – das 7h30min às 12:00h

Ens. Fundamental II: 6º ao 9º ano – das 7h10min às 12h30min

Ens. Médio: 1º ao 3º ano – das 7h10min às 12h30min

TARDE

Ed. Infantil: 13h00min às 17h30min

Ens. Fundamental I: 1º ao 5º ano – das 13:00h às 17h30min

Ens. Médio: 3 dias / semana – 4 dias / semana

 

Horários de expediente interno

Coordenação Ensino Fundamental I: das 7h30min às 12h00min e   das 14:00h às 17h30min

Coordenação Ensino Fundamental II e Ensino Médio: 7h10min às 12h30min e das 14:00h às 16:00h

Secretaria do Colégio: 7:00h às 17h00min

Protocolo: 7h30min às 21h:30min

 

Calendário Escolar